sábado, 29 de maio de 2010

O Percurso

Visitar a América do Sul exige no mínimo meses...
Como não tenho "meses" livres para viajar restou-me dividir a lista de locais prioritários em partes geograficamente próximas.
A viagem irá começar em Lima capital Peruana. A seguir Cusco, o vale sagrado dos Incas e uma versão curta do Inca-trail a terminar no Machu Picchu.
O caminho continua em direcção a Puno nas margens Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, e prosseguir pela parte Boliviana do lago.
Em seguida La Paz, capital da Bolivia e tomar o caminho de Uyuni no sudoeste onde se iniciará um percurso pelos planaltos que, passando por salares e lagoas, terminará no Chile em São Pedro de Atacama, mesmo à porta do deserto mais árido do mundo.
A etapa final, voar ao longo dos Andes até chegar à capital Santiago, tendo ainda algum tempo para obter o contraste de tudo o que teremos visto até aqui com uma experiência cosmopolita sul americana.


terça-feira, 25 de maio de 2010

Eyjafjallajökull offline

Esta semana começou com boas noticias para os viajantes.
O vulcão Islandês parece ter adormecido e deixado de atormentar o espaço aéreo Europeu com as suas nuvéns... inconvenientes!
A grande questão é se a cessação da erupção é definitiva ou apenas temporária.

Da minha parte espero que se mantenha assim pelo menos algumas semanas...



http://www.csmonitor.com/World/Global-News/2010/0525/Volcanic-ash-cloud-Is-eruption-of-Eyjafjallajoekull-over

domingo, 23 de maio de 2010

Nova Viagem

Pois é... é tempo de voltar à estrada.
À estrada, aos voos, ao contacto com outras culturas, outros hábitos, outras histórias e outras paisagens.
Há muito que desejava subir ao mundo mágico dos Incas e à citadela que é hoje a capital do seu legado histórico - Macchu Pichu.
Não sei desde quando vem esta vontade mas já é antiga, desconfio que o meu imaginário vem desde criança quando via colado à televisão as "Maravilhosas Cidades do Ouro".
Essa viagem foi sendo adiada ano após ano, esteve para ser no ano passado e mesmo este ano o risco de o Macchu Pichu estar fechado e a tentação de voltar à Ásia quase a adiavam de novo.
Mas vai ser! Há-de ser se os vulcões os permitirem.

E depois de definido o percurso já estou em contagem decreste - a pior parte, a meu ver, pela ansiedade e de ter resolver a complicada equação de o que levar na mala!