sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dia 15 - Chegada a San Pedro (25/06/2010)

Em Viagem - Dia 15 - Chegada a San Pedro (25/06/2010)

Ao 15º dia de viagem completávamos a nossa jornada na Bolívia.
Durante dois dias e meio finalizamos o nosso percurso por todas aquelas paisagens deslumbrantes, únicas e inóspitas onde a única marca da humanidade eram as marcas que os pneus dos jipes que fazem aquele circuito rasgam no chão.
O fim do percurso era paredes meias com o Chile e o jipe voltaria para Uyuni mas nós ficariamos junto à fronteira onde seguimos de autocarro até San Pedro.
Este era um dos meus objectivos de há poucos anos para cá, poder visitar o deserto de Atacama, o deserto mais alto e mais árido do mundo.

Assim foi. Chegamos a uma vila pequena mas muito arranjada onde no centro é grande a oferta de restaurantes, hospedagem e agências de turismo. Apesar disso, todas as ruas mantêm os seus traços originais e essa grande oferta turística não é "in your face", como em muitos lugares, mas sim harmoniosa com a pitoresca povoação. As casas, pelo menos no centro, têm todas a altura de um piso térreo.
Os restaurantes, face ao calor que se sente durante o dia, têm normalmente uma parte descoberta no seu interior o que faz com que há noite, quando a temperatura desce dramaticamente, se acendam fogueiras que aquecem as mesas em seu redor.

Um oásis situado às portas do Atacama, a cor que sobressai é o castanho da cor das ruas em terra batida e das casas pintadas em cor de barro que alternam com outras pintadas de branco. Uns toques de cor eram dados por alguma vegetação e pelas bandeiras do Chile que nesse mesmo dia viria confirmada a passagem aos quartos de final. Infelizmente uns dias depois, ainda em San Pedro, assistimos à sua eliminação frente ao Brasil.

Contudo, apesar da existência de muitos pequenos hoteis e hostels, não foi nada fácil arranjar alojamento.
Não tinha efectuado reserva, levava apenas uma lista de opções. Não contei foi com a festa de San Pedro e com a quantidade de Chilenos que fazem ali férias nesta altura.
Acho que corri quase todos os hostels que existem em San Pedro e depois de muitos "estamos llenos", algumas espeluncas e outros tantos carotes lá encontrei um com muito boa relação qualidade-preço. Uma espécie de bungalow, num conjunto de não mais de dez com direito a pátio e mesa de jardim para aproveitar aquele sol radioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário