terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia 21 - Valparaíso

Em Viagem - Dia 21 – Valparaíso (31/07/2010)

 

Na recta final da viagem aproveitamos a curta distância a que está de Santiago – cerca de hora e meia de autocarro – para ir visitar Valparaíso.

É a segunda cidade do Chile, apesar de ter cerca de 300 mil habitantes, ou seja, nem um vigésimo de Santiago, e é aqui que reside o Parlamento do Chile e outras importantes instituições estatais.

Mas não foi isso que nos trouxe aqui.

Viemos em busca de uma cidade à beira-mar que trepa por montes e colinas acima. Onde avenidas largas que percorremos na parte baixa da cidade contrastam com ruas estreitas que serpenteiam as casas empoleiradas nos morros. Onde cada casa, de inspiração Inglesa e Alemã, é pintada de sua cor e onde escadarias intermináveis ou elevadores antiquíssimos nos permitem fazer o vai-vém entre a base e os topos.

 

Valparaíso é toda ela um autêntico postal! Dos vários miradouros contemplamos cenários inspiradores proporcionados por uma cidade tão característica e pitoresca que estende sentada nos relevos de uma geografia acidentada contemplando o imenso oceano que se encontra à sua frente.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário