Em Viagem - Dias 13, 14 e 15 – Uyuni (23 a 25/06/2010)
Ao 12º dia de viagem deixamos La Paz pelas 21h para tomar o autocarro nocturno que nos deixaria na localidade de Uyuni cerca de 10 horas e 30 minutos depois.
As últimas horas foram efectuadas em estrada de terra batida o que, dentro do autocarro, dava a sensação de estarmos num shaker a sermos transformados em Pisco Sour.
Mas valeu a pena, iniciar-se-ia uma viagem de cerca de 3 dias por lugares inacreditáveis.
Começamos por visitar o cemitério de comboios logo ali às portas de Uyuni, onde composições antigas foram despejadas li num deserto e enferrujam e se decompõem com o passar dos dias.
Mas mais à frente o grande momento, entraríamos no Salar de Uyuni. O maior salar do mundo é uma planície imensa a 3650m de altitude e com mais de 12.000 kilometros quadrados (maior que o Lago Titicaca) de chão branco, composto de sal.
É como ir à praia sem mar ou estar num oceano sem água.
Nos meses em que chove (não foi o caso, normalmente chove apenas em Janeiro e Fevereiro) a água que se acumula no chão transforma o salar num espelho gigante que reflete o céu.
Pelo salar fora existem também “ilhas”, pequenas colinas onde existe terra e alguma vida, como cactos gigantes por exemplo.
Nos dias seguintes continuamos para sudoeste, atravessando parte o deserto altiplano Boliviano, em direcção a San Pedro de Atacama no Chile.
Pelo caminho paisagens indescritíveis com montanhas, vulcões, desfiladeiros, lagoas, planícies, flamingos, vicuñas e outros protagonistas em cenários que mudavam a cada 5 minutos.
É uma experiência que só vivida, e que merece ser vivida, e que, por muitas palavras que usasse para descrever ou fotografias para ilustrar, nunca conseguiria transmitir nem metade do que aquilo é!
Sem comentários:
Enviar um comentário