quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dia 9 - Lago Titicaca Perú

Em Viagem – Dia 9 – Lago Titicaca Perú (19/06/2010)

 

Devido à greve não pudemos fazer a viagem diurna entre Cusco e Puno. Viagem panorâmica com paragem em alguns sítios de interesse.

No entanto, conseguimos fazer a viagem durante a noite o que já não foi nada mau!

 

Puno fica nas margens do Lago Titicaca e é a porta de acesso às ilhas do lado Peruano.

Cerca de 2 horas de chegarmos a Puno apanhamos o barco para nos dirigirmos às ilhas de Uros e Taquile.

 

O lago Titicaca (lago do “puma de pedra”) é o lago navegavél a maior altura do mundo (cerca de 3800m) e é de uma beleza impressionante. Extende-se por uma área enorme fazendo-nos por em causa se não estaremos em mar aberto. Ao fundo vamos vendo os picos dos Andes que nos confirmam tratar-se mesmo de um lago.

 

As ilhas de Uros são algo único. São ilhas flutuantes construídas pelas familas que lá vivem, a partir de umas plantas que crescem no próprio lago. Também as casas e os barcos são construídas a partir destas plantas. As famílias viviam tradicionalmente da pesca.

É algo verdadeiramente único mas hoje em dia cederam muito ao turismo. Depois da visita e das explicações de como a vida funciona e as construções se fazem, abrem-se bancas para venda de artesanato (parte dele duvido que seja feito na ilha).

Contribuir pagando uma taxa para entrar nas ilhas ou pagando para dar um passeio nos seus barcos típicos acho muito bem.

Agora, acenarem e cantarem músicas dos Beatles enquanto os turistas, de volta aos seus barcos, se afastam das ilhas é que não havia necessidade…

 

Em seguida visitamos a ilha de Taquile. Esta sim em terra firme em que os Taquilenos para além do turismo, pois será talvez a ilha mais visitada, vivem também da agricultura e pecuária.

Muito bonita esta ilha colorida pela sua vegetação e vestimentas típicas dos seus habitantes e também pelas vistas espectaculares sobre o lago.

 

Este foi o último dia no Perú. No dia seguinte partimos bem cedo em direcção ao lado Boliviano do lago.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário