sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dia 3 - Chegada a Cusco

Em Viagem - Dia 3 - Cusco (13/06/2010)

A manhã do terceiro dia foi dedicada à viagem para Cusco e a descansar um pouco no nosso hostal, dada a maratona do dia anterior e a necessidade de ambientação à altitude.
Enquanto Lima é uma cidade costeira que está a baixa altitude, Cusco está a cerca de 3300m.

O nosso hostal, Amaru II, confirmou aquilo que estavamos à espera e talvez mais.
Uma casa colonial com belo pátio com vistas sobre a cidade de Cusco. Esperava-nos um staff extremamente prestável e simpático e um belo chá de coca para ajudar à aclimatização.
O único senão é a subida acentuada que é necessário fazer para regressar do centro ao hostal.

Depois, entre ruas estreitas, elevadas inclinações, calçadas em pedra e casas antigas, conhecemos os caminhos que nos levam até ao centro: a Plaza de Armas onde mora a catedral, a igreja da companhia de Jesus e, ao redor, restaurantes com agradáveis varandins.
Foi numa delas que apreciamos umas Cusqueñas e uns petiscos Peruanos enquanto observavamos um desfile que acontecia na praça.
Dia 24 de Junho é o dia da cidade e até lá a Cusco está colorida com as bandeiras locais, desfiles de diferentes grupos e bailes como o que presenciamos nessa noite na Plaza de San Blas pertinho do nosso hostal.
Grupos de música étnica tocavam em frente à fonte enquanto que em frente à igreja tocava um grupo de baile e os locais dançavam, comiam comida feita ali mesmo e bebiam considerávelmente.

Voltando um pouco atrás, aproveitamos a tarde para ir visitar as ruínas Incas de Saqsayhuaman, as mais próximas do centro de Cusco, e a Igreja de San Cristobal de cujo pátio temos vistas soberbas sobre a cidade.
Até lá cima foram 20 minutos sempre a subir o que, para recém-chegados a um local a 3300m de alitude, talvez não tenha sido a melhor ideia. O que nos valeu nessa noite uma bela dor de cabeça que nem o tradicional Pisco Sour atenuou.

Já agora fiquem com a receita: Pisco, clara de ovo, sumo de lima e açucar. Misturem bem e obtêm um fantástico Pisco Sour!

Sem comentários:

Enviar um comentário