quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dias agitados em Cusco

As cronicas diárias estão um pouco atrasadas (como é costume) mas hei-de retoma-las em breve.
Os dias têm sido muito preenchidos e seria hoje o dia mas neste momento tenho outras questões a tratar.

Hoje estou de volta a Cusco já depois de ter feito o Inca Trail e visitado Machu Picchu e a viagem parece estar a ser ensombrada por uma grande greve que afecta o Peru.
Já por causa da greve o Inca Trail teve de ser antecipado, o que não causou grande transtorno porque já estaríamos em Cusco.
Amanhã seria dia de seguir para Puno e iniciar a nossa visita ao Lago Titicaca. Contudo, a greve que tem epicentro precisamente em Cusco e que se alastra ao sul, incluindo Puno, paralisou todos os transportes terrestes e agora é necessário ver como a coisa progride e re-calendarizar viagens.
Nem táxis circulam e quem se dirige ao aeroporto tem de fazê-lo a pé ou alugar um táxi-bicicleta com uma espécie de atrelado à frente onde vão malas e passageiros.


Aqui em Cusco, as festividades e desfiles que se vinham a realizar até ao dia da cidade (24 de Junho) foram substituídas por manifestações de sindicatos, partidos e associações contra a política de venda do gás natural que o actual governo tem praticado.
Parece que o gás, original do Perú, é vendido muito mais barato aos consumidores nos países vizinhos do que no próprio país.


Contudo, tudo pacífico. Muitos manifestantes, muitos policias mas tudo tranquilo e os turistas continuam a percorrer a cidade sem qualquer problema.


Sem comentários:

Enviar um comentário