sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dias 10 e 11 - Isla del Sol

Em Viagem - Dias 10 e 11 - Isla del Sol (20 e 21/06/2010)

 

Foi muito simples chegar à Isla del Sol, a mítica ilha onde, reza a lenda, foram criados os primeiros Incas.

Apanhamos o autocarro das 7h30 em Puno e, quase sempre ao longo das margens do Lago Titicaca, 12h chegamos a Copacabana na Bolívia por volta das 12h (na Bolívia é mais 1h).

À semelhança de Puno no Perú, Copacabana na Bolívia é a principal porta de acesso ao Lago Titicaca (aprox. 3800m altitude).

Compramos o bilhete de barco para a Isla del Sol a uma agência local que até nos guardou as malas, assim só precisamos levar o essencial para um dia.

E ainda bem pois o barco chega a Yumani, no sul da ilha, e logo temos a escadaria Inca para subir até ao topo da ilha (aprox 4000m altitude). Quantos degraus tem eu não contei mas pareceram-me milhões.

Quanto mais perto do topo mais nos começamos a aperceber da grande oferta de Hostals. Mas nem por isso senti que desvirtuasse muito as características da ilha. Parece-me sim que algumas famílias transformaram e expandiram as suas casas para hostals. De resto lá em cima tudo nos faz lembrar uma aldeia com as pessoas vestidas de forma tradicional, uns trabalham no campo, outros tratam dos animais.

 

Tendo arranjado onde ficar, um sítio baratíssimo com boas condições e excelentes vistas, partimos para explorar a ilha. Apercebendo-nos que a ilha era bem maior do que pensávamos e que nos levaria um dia inteiro a ir até ao extremo norte, partimos pelos trilhos, e às vezes fazendo corta-mato, que nos levaram a alguns dos topos e nos ofereciam grandes vistas sobre os recortes da ilha, o lago, as Isla de la Luna, e os Andes com os seus cumes cobertos de gelo.

 

Por vezes, tanto quanto a vista alcançava, até pensávamos que tínhamos a ilha por nossa conta. Mas de vez em quando lá nos cruzamos com um ou outro local e alguns animais como burros, ovelhas ou lamas.

 

Na manhã seguinte seria o solestício de Inverno e ficando a saber que haveria um pequeno ritual antes do nascer do Sol levantamo-nos cedo para pelas 6h nos juntarmos ao grupo e participar no evento e presenciar o espectáculo de ver o Sol a nascer atrás dos picos gelados dos Andes.

 

Mais tarde foi altura de regressar ao porto e apanhar o barco para depois seguirmos para La Paz.

Saímos com a sensação que a beleza, tranquilidade e a quantidade de trilhos a explorar mereciam uma permanência mais prolongada.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário