domingo, 13 de junho de 2010

Dia 1 - Lima

Em Viagem - Dia 1 - Lima (11/06/2010)

O voo aterrou em Lima bem cedo o que permitia aproveitar bem o dia.
Logo a saida do aeroporto passar pelo bando de taxistas que oferecem os seus servicos, para mais a frente arranjar um com quem negociar um preco mais baixo.
A caminho do hostel e ao som da "Radio Felicidad" o homem la veio com a tipica conversa de "o vosso hotel fechou", "conheco uns mais baratos", "nao querem fazer um city tour e uma viagem aqui ou ali". O que e preciso e cordialmente ir decliando as propostas...

Chegados ao hostel foi so confirmar a reserva, deixar as malas e fazer-nos a cidade.
O meu lema e sempre "em Lima sem Limeño" e assim apanhamos um mini-bus publico para o centro. O nosso era perfeito porque era super-autentico: interior sujissimo, um revisor que fazia pregoes constantes para fora do autocarro, vendedores que entravam de uma em outra paragem e na frente sobre o condutor lia-se "Dios es Amor".

Saimos no local mais proximo da Plaza de Armas. Era junto a Iglesia de Santa Rosa antes de o autocarro cruzar a ponte, conforme tinhamos sido aconselhados depois ficariamos muito longe e numa zona que "nao era bonita para nos".

Vagueamos entao pelo centro historico: Plaza de armas que nesta altura albergava uma fan fest a proposito do mundial de futebol, Catedral, plaza Bolivar, Plaza San Marti, umas tantas avenidas e mais um ou outro sitio desta zona marcada pelos edificios antigos deixados pela epoca colonial.
Basicamente em meia manha estava vista a maior do que os guias indicam para se ver no centro.

Partimos entao para o que interessa. Ao redor, as ruas mais agitadas por Limeños que transitavam. Um mercado enorme de corredores estreitos que vendia tudo e mais alguma coisa especialmente sistemas de som e video e milhoes de DVDs piratas. Quase tudo filmes de accao e a frente das lojinhas grandes LCD's a exibirem partes dos filmes.
Em seguida o bairro chines. Lima foi em tempos muito marcada pela imigracao de Chineses, sendo assim a cultura misturou-se um pouco assim como a comida. Aqui almoçamos numa "Chifa", ou seja, um restaurante Chinês-Peruano.

Depois de almoco decidimos ir ao monte de San Cristobal, local sagrado para os Peruanos onde se ergue uma cruz enorme visivel de boa parte da cidade.
Ao ir para la (de autocarro) atravessamos a tal ponte e verificamos por que razão "não e uma zona bonita". Para alem dos bairros pobres que existem daquele lado, pelo monte acima trepa uma enorme fazela.
Chegando lá cima podemos ver então o que é a verdadeira Lima, uma cidade a perder de vista com 9 milhoes de habitantes!
O que vejo não posso dizer que seja propriamente uma cidade encantadora. Pondo de parte a zona histórica e as zonas novas como Miraflores, o ceu nublado tambem nao ajudou, vejo uma cidade cinzenta, paredes manchadas pela poluição, muitos bairos com edificios que parecem inacabados, pouco verde e os proprios montes que a olham lá de cima, ao contrario do que acontece no Rio de Janeiro, estão despidos de qualquer vegetação.

No entanto, voltando ao centro e aos bairros novos, Lima é uma cidade simpática e acolhedora, bastante policiada, que não sendo por norma o principal motivo da visita não faz com que o tempo que aqui passamos seja tempo desperdiçado, nada disso!

5 comentários:

  1. Então, para ser um Limeño aconselho-te a beber um pisco sour (que provavelmente já o fizeste mal chegáste) e também uma chicha morada.
    Para comer, experimenta um ceviche (prato típico de peixe cru marinado com sumo de limão).
    Diverte-te!

    ResponderEliminar
  2. as fotos. não estareis em casa enfiados e nós a pensar que estais lá?quero as fotos já. filipe

    ResponderEliminar
  3. Gandas malucos então omo vai a trip??
    a cerveja??
    Bairros novos tipo Miraflores?? e se fosse Matosinhos-sul??
    continua a postar para saber que ainda não foram raptados pelo sendero vermelho ou coisa parecida...
    1 abc
    fRancisco

    ResponderEliminar
  4. Em Lima não se esqueçam de passar no Inca Bar :)

    ResponderEliminar
  5. Sim, por esta altura já provei o Pisco Sour e o Ceviche. Eu não sugeriria melhor ;)

    ResponderEliminar